ONDE ENCONTRAR

Digite sua cidade para localizar a loja mais próxima:
 

FALE AGORA

Escolha uma de nossas opções de atendimento:

Notícias




Título notícia
20/07/2015

Cozimax é destaque em reportagem do Diário da Região.


No último sábado (18/07) a Cozimax foi destaque em matéria realizada por Liza Mirella e Guilherme Baffi para o Diário da Região. Confira a reportagem na íntegra publicada pelo jornal.

Cozimax tem tripé para enfrentar a crise: inovação, sustentabilidade e cuidado com o colaborador.



A Cozimax, indústria de móveis de Mirassol que produz armários de aço e MDF para cozinhas, banheiros e lavanderia, tem um tripé que conduz suas estratégias para superar a crise econômica que abala boa parte das empresas brasileiras desde o ano passado. Inovação de produtos, sustentabilidade e qualidade de vida dos colaboradores são o fio condutor do trabalho da empresa, que, apenas no primeiro semestre deste ano – ao contrário da maioria das indústrias regionais – registrou um aumento no faturamento de 23% em relação a igual período do ano passado.

O investimento em capital humano é a base para que a empresa mantenha os níveis de crescimento. Com 460 funcionários, a Cozimax tem diversos programas voltados aos funcionários e suas famílias. A empresa incentiva a prática de atividade física, oferecendo várias modalidades, dentre as quaiis karatê, pilates, zumba, volêi, futebol, atletismo, entre outros, além de fazer um trabalho de responsabilidade social, com palestras que vão desde equilíbrio financeiro pessoal até segurança no trânsito.

“Nossa preocupação com o nível de satisfação do colaborador é grande. Produtos inovadores e de qualidade só são produzidos por colaboradores motivados e com boa qualidade de vida”, afirma a gerente comercial Andréia Lauer.

Ao ter uma equipe motivada e unida, a empresa consegue investir na inovação de produtos e garantir sua qualidade. O foco da Cozimax é desenvolver produtos adequados às necessidades do consumidor brasileiro mais exigente, que hoje busca melhor custo/benefício, design e funcionalidade adequada à durabilidade. Tanto que neste ano lançou oito novos produtos. Entre as novidades, móveis feitos especialmente para pequenos ambientes, seguindo a tendência do mercado imobiliário brasileiro, de apartamentos mais enxutos. Um exemplo é o gabinete para cozinha de um metro, enquanto os maiores são de 1,5 a 2 metros.

Ao contrário da maioria, a Cozimax vem driblando os efeitos da crise. Para isso, uma das estratégias foi olhar com cuidado a carteira de clientes. A meta era não perder e, ao mesmo tempo, ampliar os mercados. Para isso, as visitas aos representantes externos foram intensificadas, com o apoio de dois caminhões show room que levam uma amostra de tudo que é produzido em Mirassol.

Assim, segundo Andréia, é mais fácil fidelizar e conquistar o cliente, quando ele vê o produto e ainda recebe treinamento. “Trabalhamos para ampliar as regiões e conseguimos chegar ao Sul do Paraná”, diz. A empresa atua em todos os estados, exceto o Rio Grande do Sul. Além disso, lojistas e vendedores estão mais próximos, com programas de apoio e suporte a venda, treinamentos e visitas à fábrica da Cozimax. Ainda dentro desse trabalho de ampliação de mercado, a Cozimax está desenvolvendo um projeto para criar um departamento de comércio exterior e retomar as exportações. A expectativa é de que o projeto entre em funcionamento em 2016.

Expansão

Outra novidade neste ano foi a ampliação do parque fabril em 7 mil metros quadrados, passando de 15 mil para 22 mil. Esse aumento foi necessário para otimizar o espaço, que estava pequeno para a produção, e ainda para montar um estoque de itens. Até então, a indústria não tinha um estoque regulador.

Agora, consegue fazer as entregas aos clientes com muito mais rapidez e gera satisfação. Apesar de menor que o previsto, a empresa continua investindo em equipamentos que geram maior produtividade e fazendo melhorias no processo produtivo interno, o que permite produzir mais, reduzindo desperdícios e mantendo os preços competitivos.

E, para superar as expectativas dos clientes Рprincipal misṣo da Cozimax, segundo Andr̩ia Рos treinamentos das diferentes equipes foram refor̤ados. A cada 15 dias os grupos passam por algum tipo de reciclagem. Neste semestre, houve uma alta de 153% em rela̤̣o ao segundo semestre do ano passado. O tema em debate atualmente ̩ como encantar o seu cliente, externo ou interno.

Outra boa notícia quanto à Cozimax foi o aumento no quadro de funcionários em 9% neste ano. Atualmente, a empresa tem 15 vagas abertas para a função auxiliar de produção no segmento mármore sintético e comercial.

Estruturais

As medidas estruturais adotadas pela Cozimax para evitar a crise já vêm de longa data. Uma delas é a reutilização de água captada da chuva na produção e limpeza da indústria.

Neste ano, para tentar amenizar os custos com energia elétrica, alguns departamentos tiveram as lâmpadas trocadas para LED e, em outros ambientes, foram instalados sensores automáticos, para evitar lâmpadas acesas em locais vazios. As medidas geraram menor consumo, embora não tenham garantido redução no valor das contas mensais em função dos muitos aumentos deste ano.

Segundo a empresa, a instabilidade do quadro político-econômico nacional não é motivadora. “No entanto a Cozimax é formada por profissionais focados em gerar o bem-estar nas pessoas e isso faz com que nossa motivação seja maior do que nossas adversidades. Acreditamos que, por mais difícil que a crise seja, se mantivermos nosso foco em entregar produtos inovadores, de qualidade e com preços competitivos, as dificuldades do cenário atual podem ser superadas”, afirma Andréia.

Andréia está na Cozimax desde o início da história da empresa. Ela já trabalhava num outro negócio do grupo e foi para a indústria como gerente comercial. Casada e com 41 anos, Andrea diz que seu tempo de experiência na casa e o conhecimento adquirido ao longo do tempo aumentam sua contribuição à empresa e dá mais segurança na execução dos processos. “Acho que minha marca é de muita dedicação”, conclui.

 

RAIO-X

  • Fundação: 1998, Mirassol
  • Segmento: Indústria de armários em aço e MDF para cozinhas, banheiros e lavanderia
  • Funcionários: 460
  • Mercados: todo o País, exceto o Rio Grande do Sul
  • Atividades esportivas: aulas regulares e gratuitas de karatê, pilates, zumba, vôlei, basquete, futebol e atletismo
  • Outros incentivos: premiação aos colaboradores que têm ideias para a empresa economia implementadas e que reduzem as contas particulares de água e energia

Fonte:http://www.diariodaregiao.com.br/economia/cozimax-tem-trip%C3%A9-para-enfrentar-a-crise-inova%C3%A7%C3%A3o-e-sustentabilidade-1.351113