ONDE ENCONTRAR

Digite sua cidade para localizar a loja mais próxima:
 

FALE AGORA

Escolha uma de nossas opções de atendimento:

Notícias




Título notícia
23/05/2012

Cozimax ajuda colaborador marroquino a conquistar qualidade de vida


Para algumas pessoas, mudar completamente de vida significa, por exemplo, mudar de país, conhecer e adaptar-se a uma cultura e costumes completamente diferentes dos seus, ter contato e conviver com crenças diversas, entre outras coisas. Mas, para Tarik Serroukh, que passou por tudo isso, mudar de vida é algo além, que ele conheceu após começar a trabalhar na Cozimax.

Tarik tem 26 anos de idade, nasceu no Marrocos e veio para o Brasil há um ano e dez meses para casar-se com uma brasileira. Trabalha na Cozimax há um ano e já sentiu a diferença de trabalhar em uma empresa que preza por valores como esporte e bem-estar. Confira uma entrevista que foi feita com Tarik:

Como são os costumes no Marrocos?

No Marrocos, as mulheres se vestem muito discretamente, não usam roupas curtas, decotadas, etc; mulheres não cumprimentam os homens com beijos no rosto (só aperto de mãos); bebidas alcoólicas são ilegais (não existem bares e as pessoas não podem beber na rua); não vemos casais de namorados se beijando em público. Além disso, há a predominância do islamismo (99,9% do país), e a culinária, as músicas e danças árabes são bastante diferentes do que encontrei no Brasil.



Como você pratica sua religião e os costumes muçulmanos aqui no Brasil?

Atualmente não estou praticando minha religião, não tenho feito as orações, mas procuro respeitar sempre o Ramadã (mês sagrado para o islã, quando praticam o jejum). Este ano, estarei em férias nesse período e irei ao Marrocos visitar minha família, portanto, praticarei o mês do Ramadã em meu país.

Em que você trabalhava no Marrocos, e como entrou na Cozimax?

Fiz diversas coisas no Marrocos. Fui cozinheiro, ajudante de cozinha em restaurantes, trabalhei em pizzaria, em oficina de funilaria de automóveis, com pintura de casas. Entrei na Cozimax por meio da internet: fiz o cadastro no site da empresa e fui chamado para participar das entrevistas do Processo Seletivo, acabei sendo chamado para trabalhar.

Este mês fez um ano que você trabalha na Cozimax. O que a empresa trouxe de mudança para sua vida?

Participar das atividades esportivas me ajudou a conseguir parar de fumar, melhorar meu rendimento físico, diminuir as dores musculares, etc. Também melhorei muito a comunicação no idioma português, pois todo dia aprendo palavras novas, interagindo no ambiente de trabalho. Meu primeiro ano no Brasil foi muito difícil, pois eu não podia trabalhar com registro em carteira – eu só tinha o visto de turista, só podia fazer "bicos" e nem sempre aparecia trabalho. O trabalho na Cozimax me trouxe muitos benefícios, não somente financeiros, mas também psicológicos. Hoje me sinto um cidadão brasileiro, com emprego de carteira assinada, conta bancária, CPF, visto de permanência no país – ou seja, minha autoestima melhorou muito.

Qual recado que você daria para as pessoas que também querem mudar e melhorar a qualidade de vida?

Recomendo que procurem praticar algum esporte, adquiram hábitos saudáveis, participem das atividades sociais. Eu vim para um país com uma cultura totalmente diferente da minha, é como se eu estivesse vivendo em outro mundo. O início foi muito difícil, a adaptação não foi fácil, mas eu lutei e consegui melhorar minha qualidade de vida, pouco a pouco, com muita perseverança e paciência.